Amostra Sobrinho - Ao Vivo, Cantando Vedeghu-Vedeghu |
Quando em finais de 2009 entrei nos estúdios para gravar o meu primeiro trabalho musical a solo (o album), dentre as 10 músicas produzidas, fiz uma composição inédita e estranha, intitulada ARAPACE A DHABUNO em lingua Chuabo, que em Português significa ‘’Jovens de Hoje’’, do qual amantes da música zambeziana intitulam-a de VEDEGHU-VEDEGHU que literalmente em Português não encontrei uma forma suave de dizer, e porque na verdade tudo indica que não era isso que eu queria dizer, mas sim VELEHO – VELEHO que significa ‘’abanar as nádegas’’. Para além disso o VEDEGHU-VEDEGHU é um simples verso de 14 letras do refrão.
Porque uma música inédita e estranha….? É inédita porque ao fazer a composição acabei escrevendo e cantando o que na verdade não devia éticamente, mas porque era uma música com menos interesse no que toca a promoção, somente prestei atenção quando os conhecedores da lingua Echwuabo começaram a comentar do refrão da música, mas veio a acontecer depois da música constituir um grande sucesso nas províncias do centro e norte do País. E se o povo gosta e intende a mensagem não haviam motivos para corrigir a música.
Ela é uma música estranha porque mesmo as pessoas, os ouvintes, os críticos sabendo que a música em algum momento pecava com a questão ética de uso da palavra vedeghu, dançavam e dançam até hoje de forma empulgada em cada canto da cidade, do distrito e da vila.
O outro elemento não menos importante, é como as pessoas percebem o conteúdo desta música. Sempre que os jornalistas, locutores, meus admiradores e conhecidos, se deparam comigo fazem questões esporádicas sobre o significado da música, para perceberem o que pretendo dizer na música.
Mas gostaria que ficasse claro o seguinte: uma obra de arte está sencivel a qualquer interpretação em qualquer tempo e espaço; se na verdade conseguem ouvir e gravar a mensagem já é suficiente para uma obra de arte musical. Agora a questão das interpretações é para cada um. Sem precisar reescrever aqui a composição faço as seguntes perguntas: 1) Os jovens de hoje aceitam uma mulher ou um rapaz que os pais escolhem para casar ? 2) As jovens de hoje quando andam nas ruas não abanam as nádegas para os rapazes prestarem maior atenção?? 3) Os Jovens de Hoje gostam de mulheres que tenham nádegas razas?? 3) Os Jovens de Hoje do campo ou da cidade tem a cultura de ajudar os pais nos cultivos da machamba ou ofícios da família??
Se o meu querido amigo, responder atentamente as minhas questões e escutar a música ‘’ARAPACE A DHABUNO’’ ou VEDEGHU-VEDEGHU (como queiras) poderá intender a dimensão da interpretação desta música, que somente a reconheci depois do meu querido povo, amante das minhas melodias, terem me dispertado.
Comentários
Enviar um comentário