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Mensagens

CARNAVAL DE QUELIMANE: PERGUNTAS DE ONTÉM, FEITAS HOJE

É, necessário lembrar, historicamente que o Carnaval com estilo brasileiro confunde-se com o comércio de escravos. Pois, foi aqui onde atracaram navios e desembarcaram tripulantes vindos do Brasil com o propósito de transporte de escravos. E, como se não bastasse, alguns se enraizaram criando um ambiente de festas e farras misturadas com as culturas lusitanas e indianas. Segundo Claudina Lima [1]   “Quelimane é um dos lugares de Moçambique que forneceu escravos para Brasil. No entanto, assume em Quelimane, o tal Carnaval com paços de samba, enfrentou o desafio do pluralismo cultural e processo de empréstimo e de transculturação.” A manifestação proveniente de hábitos e costumes deste povo do Sul da actual Zambézia, particularmente de Quelimane, ligados ao canto e dança bem como instrumentos e indumentária transformou-se em Carnaval pelo que se sabe nos princípios do ano 60 do século passado (séc. XX), concretamente. Carnaval de Quelimane - 2010 Hoje, não me vou

CARVÃO OU PETRÓLEO SÃO FINITOS E GERAM DISPUTA, ENQUANTO QUE CULTURA, CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE SÃO INFINITOS E GERAM COOPERAÇÃO

Na última comunicação sobre este tema neste meu cantinho onde deixo as minhas ideias, fiz no final do texto a seguinte pergunta: ‘’ E então, porquê é que a Indústria Cultural e Economia Criativa seria bastante estratégica para Moçambique???’’ Feira de Moda Moçambicana - VII Festival Nacional de Cultura - 2012 Pois bem, estamos na passagem da sociedade industrial para sociedade em rede. Na primeira, a riqueza e qualidade de vida é gerada a partir de recursos materiais, como terras, minérios e petróleo. A economia criativa tem o mesmo processo, só que em vez de trabalhar com recursos materiais, a riqueza é gerada a partir de recursos intangíveis, como a cultura e o conhecimento. Isso é estratégico porque os recursos materiais são finitos, enquanto os intangíveis são abundantes, infinitos e se multiplicam com o uso.   Para  melh o r   c o m p r ee n der   por que a ec o nom i a   c r i a ti v a   é tão estratégi c a   para   o desenvolvimento sustentável é importante

VIRGÍLIO ANTÓNIO – MERECE ESTA MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS QUE NÃO CONSEGUI LER.

Amigo, Camarada, Companheiro e Colega VIRGÍLIO ANTÓNIO! Virgílio António, foi um homem incasável, dedicado e criativo, com iniciativas de participar na construção e reconstrução da província através da comunicação. Pelo seu zelo, simplicidade e empenho nas actividades, muito contribuiu para o crescimento da radiodifusão na nossa Cidade. Virgílio António, o vazio que nos deixas é grande, quem irá cobri-lo (?), partiste…partiste  sem dizer adeus aos colegas, amigos e familiares. Todos lamentamos consternados, a tua ausência, mas ficarás nos nossos corações para sempre, a sua voz lacrada nos nossos ouvidos. Contudo não deixaremos de afirmar que a tua longa presença neste mundo da rádio-mania, nos deixou marcas indeléveis no seio da Comunicação Social, dos teus fãs, admiradores e do público em geral. Levaremos sempre connosco o teu sorriso contagiante, a tua fantástica voz, que passearam a classe por esta província, e no Moçambique real. Hoje,

09 Amostra Sobrinho - Inguissane.mp3 - O 4Shared - compartilhamento e armazenamento de arquivos online - baixar

09 Amostra Sobrinho - Inguissane.mp3 - O 4Shared - compartilhamento e armazenamento de arquivos online - baixar: 09 Amostra Sobrinho - Inguissane.mp3 Querido amigo, de tantas ideias escritas que temos partilhado, hoje pretendo lhe trazer o meu lado artistico ou se preferir musical, onde me sinto seguro de cada vez que faço o solvejo. Inguissane Vana Va Moçambique foi uma das primeiras músicas da minha carreira, onde tive a honra de trabalhar com D.J. Marcell, pois foi ele quem produziu com aquelas viagens de jazz. Para me sentir bem, fiz um dueto com o meu grande comparsa Cândido Junior (Hoje Cacá Junior), e para dar o floreado necessário, tocou a sua Guitarra o pequeno Abdul Gafar (Mumy Slash), um menino que com os seus 13 anos, os fios da viola passeavam pelos seus dedos. Escute, e diga se a história não é sua…..Aquele abraço

ALTO MOLÒCUÉ: UM VERDADEIRO EPICENTRO CULTURAL NA ZAMBÉZIA

Quando recebi o convite para ser o MC do programa ‘’Nós Como Exemplo’’ do Gabinete do Administrador do Distrito de Alto Molocué, várias foram as interrogações sobre o mesmo, mas quando me entreguei a uma introspecção, percebi que involuntariamente fazia parte deste movimento, até porque tenho os meus pequenos exemplos para transmitir aos espectadores. Camissete de marca ''Nos Como Exemplo'' Bem, permitam-me neste momento saudar ao Administrador e o seu respectivo Chefe do Gabinete, não esquecendo, o Primeiro Secretário do Comité Distrital do Partido Frelimo; diversos quadros do Governo Distrital, representantes de organizações não governamentais sedeadas na Vila Municipal de Alto Molocué; lideres comunitários e a população em geral presentes nesta II Edição do ‘’Nós Como Exemplo’’. O que vou expor alguns poderão ou não concordar, mas deixem o meu sentimento passar:   1) Ninguém me tira da ideia que, da maneira que o programa foi concebido e se assim contin

MOÇAMBIQUE – UM PAÍS COM TESOURO PARA ECONOMIA CRIATIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES - (LADO A)

Acordar de um sono profundo é a coisa mais deficil de acontecer para os que não pretendem faze-lo ou por outra ignoram todo um processo necessário para dar um passo em frente. Mu i to já se falou sob r e o dup l o sig n i f i c ado d a pa l a vra c r ise (“ c r is o s”): pe r igo e  o po r tun i dade.   Pois   pa r a   nós   que nos apaixonamos c om e s t r atég i as   de  de s e n volv i m e nto e i n o v a ç ão   a   partir   de   r ecurs o s   in t angí v e i s   e   de   no v os   mode l o s   de  ge s tão,   a  c r ise   do f i nan c ismo   só v em c o mp r o v ar   n o s sa tese e f o r ta l ecer o s ecto r :  a  Econo m i a   Cria t i v a . Já pensou em u m s ector   c u j os   r e c u r s o s   s e  r eno v a m   e   mul t i p lic a m c o m o u s o,   que   s e ja   uma actividade com forte desempenho económico   mas que vai além disso actuando como factor de i nteracção so c i a l, ambienta l m e nte correcto e   que   forta l ece   os v a